O Modelo
Incremental
Barry
Boehm sugeriu, tendo em vista as limitações da abordagem tradicional, que o
desenvolvimento de sistemas de informação poderia ser administrado numa série
de incrementos. Assim, poderia haver uma série de ciclos de vida tradicionais
para cada incremento.
O
Modelo Incremental foi desenvolvido através da combinação entre os modelos
linear e prototipação. O desenvolvimento é dividido em etapas, denominadas
“incrementos”, que produzirão incrementalmente o sistema, até a sua versão
final.
Em
cada incremento é realizado todo o ciclo do desenvolvimento de software, do
planejamento aos testes do sistema já em funcionamento. Cada etapa produz um
sistema totalmente funcional, apesar de ainda não cobrir todos os requisitos.
O
Modelo Incremental apresenta diversas vantagens para o desenvolvimento de um
software, especialmente se os requisitos não estão claros inicialmente. Por
exemplo: quando o Modelo Incremental é utilizado, o primeiro incremento é
normalmente constituído do núcleo do sistema. Isto é, os requisitos básicos são
implementados, e os detalhes suprimidos. Esse produto será entregue para uma
avaliação, que poderá detectar, inicialmente, problemas que poderiam ser de
dimensões muito maiores se detectados somente na entrega do produto final.
Outra
vantagem para o desenvolvedor é que, em contato com o sistema, o cliente
esclarece seus requisitos e suas prioridades para os próximos incrementos, além
de contar com os serviços da versão já produzida.
Outras
vantagens são:
- A construção de um
sistema menor é sempre menos arriscada que a construção de um grande;
- Se um grande erro é
cometido, apenas o último incremento é descartado;
- Reduzindo o tempo de
desenvolvimento de um sistema, as chances de mudanças nos requisitos do
usuário durante o desenvolvimento são menores.
1.5 O Modelo Espiral
Seguindo
a mesma linha do modelo incremental,o modelo foi proposto o modelo EPS (Boehm,
1988) - Evolutionary Spiral Process. Este modelo baseia-se em quatro
principais atividades:
- Determinação dos
objetivos, alternativas e restrições;
- Análise de risco e
prototipação;
- Validação e
verificação;
- Planejamento da fase
seguinte.
Esta
concepção tende a criar um roteiro de atividades e etapas para que se alcance
uma maturidade do processo evolutivo de desenvolvimento de sistemas complexos e
obter, ao final, um produto em sua forma mais completa possível.
Problemas do Modelo espiral
•
O modelo em
espiral, por suas características de avaliação e planejamento baseadas em
risco, exige que se tenha gerentes e técnicos experientes.
•
As tarefas
gerenciais para acompanhamento e controle do projeto tornam-se mais difíceis,
uma vez que o modelo em espiral pode levar ao desenvolvimento em paralelo de
múltiplas partes do projeto, cada uma sendo abordada de modo diferenciado. É
necessário o uso de técnicas específicas para estimar e sincronizar
cronogramas, bem como para determinar os indicadores de custo e progresso mais
adequados.
1.6 Prototipação
Baseado
no desenvolvimento de um protótipo com base no conhecimento dos requisitos
iniciais para o sistema. O desenvolvimento é feito obedecendo à realização das
diferentes etapas de análise de requisitos, o projeto, a codificação e os
testes. Não necessariamente estas etapas devem ser realizadas de modo muito
explícito ou formal
A
definição de todos os requisitos necessários ao sistema pelo cliente ou usuário
geralmente é uma tarefa muito difícil. É quase impossível prever como o sistema
irá afetar o funcionamento das práticas de trabalho, como será a interação com
outros sistemas e que operações dos usuários devem ser automatizadas. Mas para
poder testar os requisitos de uma forma mais eficiente, seria necessária a
utilização de um protótipo do sistema.
Um
protótipo é uma versão inicial de um
sistema de software, que é utilizada para mostrar conceitos, experimentar
opções de projeto e, em geral, para conhecer mais sobre os problemas e suas
possíveis soluções. O desenvolvimento rápido de um protótipo é essencial para
que os custos sejam controlados e os usuários possam fazer experiências com o
protótipo no início do processo de software.
Um
protótipo de software apóia duas atividades do processo de engenharia de
requisitos:
- Levantamento de
requisitos - Os protótipos de sistema permitem que os usuários realizem
experiências para ver como o sistema apóia seu trabalho. Eles obtêm novas
idéias para os requisitos e podem identificar pontos positivos e negativos
do software. Eles podem, então, propor novos requisitos de sistema.
- Validação de
requisitos - O protótipo pode revelar erros e omissões nos requisitos
propostos. Uma função descrita em uma especificação pode parecer útil e
bem-definida. Contudo, quando essa função é utilizada com outras, os
usuários muitas vezes acham que sua visão inicial era incorreta e
incompleta. A especificação de sistema pode então ser modificada para
refletir sua compreensão alterada dos requisitos.
Na
maioria dos projetos, o primeiro sistema construído dificilmente será usável.
Ele pode ser muito lento, muito grande, desajeitado em uso, ou todos os três. A
questão administrativa, não é se deve construir um sistema-piloto e jogá-lo
fora. Isso será feito. A única questão é se deve planejar antecipadamente a
construção de algo que se vai jogar fora ou prometer entregar isso aos
clientes.
O
protótipo pode ser oferecido ao cliente em diferentes formas:
- protótipo em papel
- modelo executável em
PC retratando a interface homem-máquina capacitando o cliente a
compreender a forma de interação com o software;
- protótipo de
trabalho que implemente um subconjunto dos requisitos indicados
- programa existente
(pacote) que permita representar todas ou parte das funções desejadas para
o software a construir
Vantagens
da prototipação:
- modelo de
desenvolvimento interessante para alguns sistemas de grande porte que
representem um certo grau de dificuldade para exprimir rigorosamente os
requisitos
- é possível
demonstrar a realizabilidade através da construção de um protótipo do
sistema
- é possível obter uma
versão, mesmo simplificada do que será o sistema, com um pequeno
investimento inicial
- A experiência
adquirida no desenvolvimento do protótipo vai ser de extrema utilidade nas
etapas posteriores do desenvolvimento do sistema real, permitindo reduzir
o seu custo e resultando num sistema melhor concebido
Problemas
da prototipação:
- Quando informamos
que o produto precisa ser reconstruído, o cliente exige que alguns acertos sejam aplicados
para tornar o protótipo um produto;
muito freqüentemente, a gerência de desenvolvimento de software cede.
- O desenvolvedor
muitas vezes faz concessões de implementação a fim de colocar um protótipo
em funcionamento rapidamente. Depois de algum tempo, o desenvolvedor pode
familiarizar-se com essas opções e esquecer-se de todas as razões pelas
quais elas são inadequadas - a opção menos ideal se tornou então parte
integrante do sistema.
haaaaaaaaaaa, gostei
ResponderExcluirhaaaaaaaaaaa, gostei
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirLegal Dênys. Você pretende postar as referências?
ResponderExcluirMuito Bom
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ResponderExcluirOi
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ResponderExcluirO modelo incremental não possui desvantagens ?
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ResponderExcluirCara muito bom o conteúdo, você teria exemplos de softwares que podem ser construídos a partir da prototipação ?
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