quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Modelo Cascata, Linear ou Clássico



   O modelo cascata descreve um método de desenvolvimento que é linear e seqüencial. Na primeira vez que uma fase de desenvolvimento é completada, o desenvolvimento prossegue para a próxima fase e não há retorno. A vantagem do desenvolvimento cascata é que ele permite controle departamental e gerencial. Um planejamento pode ser atribuído com prazo final para cada estágio de desenvolvimento e um produto pode prosseguir no processo de desenvolvimento,  teoricamente ser entregue no prazo. O desenvolvimento move do conceito, através do projeto (design), implementação, teste, instalação, descoberta de defeitos e termina com a operação e manutenção. Cada fase de desenvolvimento prossegue em uma ordem  estrita, sem qualquer sobreposição ou passos iterativos. (PRESSMAN, 2006) 
   A desvantagem do desenvolvimento em cascata é que ele não permite muita flexibilidade ou revisão. A primeira vez que uma aplicação está em estágio de teste é muito difícil retornar e mudar alguma coisa que não foi bem pensada no estágio conceitual. 
   O modelo cascata inicia de uma abordagem orientada a projetos para a engenharia de software. O projeto é considerado uma tarefa claramente delineada para a qual os resultados desejados podem ser determinados completamente e sem ambigüidade. 

Pressman (1995) aponta alguns problemas identificados neste ciclo de vida: 
       • Os projetos reais raramente seguem  o fluxo seqüencial que o modelo propõe. Alguma iteração    sempre ocorre e traz problemas na aplicação do paradigma 
      • Muitas vezes é difícil para o cliente declarar todas as exigências explicitamente. O ciclo de vida clássico  exige isso e tem dificuldade de acomodar a incerteza natural que existe no começo de muitos projetos 
        • O cliente deve ter paciência. Uma versão de trabalho dos programas não estará disponível até um ponto tardio do cronograma do projeto. Um erro crasso, se não for detectado até que o programa  de trabalho seja revisto, pode ser desastroso. Peters (2001) aponta vantagens e desvantagens: 

Vantagens: Permitir a gerência do baseline, que identifica um conjunto fixo de documentos produzidos como resultado de cada fase do ciclo de vida. 
Desvantagens: não é capaz de estabelecer  como efetuar engenharia reversa de um sistema existente e faltam noções de  prototipação rápida e desenvolvimento incremental.


Ficheiro:Waterfall diagram.jpg
 Figura 1. Modelo de processo em Cascata 

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